INTERCÂMBIO

Estagiários da Escola Superior de Guerra conhecem atividades da AFA

Publicada em: 11/10/2012 15:32
Imprimir
Fonte: SCS-AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, interior de São Paulo, recebeu (10/10) uma comitiva do 28º Curso de Estudos em Política e Estratégia (CEPE) da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Representação Campinas (ADESG Campinas).

Os alunos (chamados de estagiários) são profissionais de diversas áreas de atuação, como advogados, engenheiros, psicólogos e comerciantes, interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõe o poder nacional. O curso tem por objetivo propiciar a realização de estudos, pesquisas e planejamentos relacionados com a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista o desenvolvimento e a segurança do país.

O grupo, formado por 31 pessoas, entre diretores da ADESG Campinas, estagiários do CEPE e convidados, teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o funcionamento da AFA e a rotina de seus cadetes. Após uma palestra sobre as atividades da academia, os estagiários assistiram a uma cerimônia militar realizada pelos cadetes.

Em seguida, a comitiva visitou o Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), onde conheceram as aeronaves T-27 Tucano, utilizadas para instrução dos cadetes no último ano de formação e também pela esquadrilha da Esquadrilha da Fumaça, e o A-29, aeronave que irá substituir os T-27 da Fumaça a partir do ano que vem. Depois, a comitiva seguiu para a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga, onde, além de conhecerem sua estrutura, puderam experimentar produtos produzidos na unidade, como iogurte, queijo, doce de leite e pão. Por último, os estagiários visitaram o Museu Histórico da AFA, que possui um acervo de peças e fotos que resgatam a história da AFA e da Força Aérea Brasileira.

“Está todo mundo maravilhado. E por que a gente aqui vem todo ano? Exatamente porque o relatório que eles (estagiários) fazem (sobre a visita) é de excelência. E há anos que a Academia da Força Aérea é uma visita de excelência para a gente”, avalia Salvino Machado de Moraes Neto, Coordenador Geral da ADESG Campinas.

“Foi surpreendente. Gostei muito, trouxe meu filho junto até para ele conhecer. E a gente viu que o pessoal está aqui com motivação, com alegria, com dedicação ao que faz. É muito agradável ver que nós temos uma Força Aérea dedicada para fazer o trabalho tão bem feito, que é estar preparado para a defesa da nossa soberania, da nossa pátria”, ressalta Dori Edson Silveira, Advogado, estagiário da ADESG Campinas.

Assunto(s): , ,